Ushuaia, 13 de novembro de 2010.
Fiquem atentos, na data de hoje tem 2 postagens novas.......esta e mais a visita ao Parque.
Visita ao Museu do Presídio
Marcius só pode ter nascido prematuro....acordou às 07:00h e ficou enchendo para que fossemos logo para a rua, isso, sabendo que por aqui, só anoitece depois das 20:30h. Tudo bem, que eu tinha dito a ele que haveria uma visita guiada às 10:00h, pois estou perdida com o horário daqui....(ele me fez confessar isso.....)
Saímos por volta das 9:00h e ainda estava tudo fechado, então fomos andando calmamente até o Museu do Presídio que fica a 6 quadras do hotel.
Algumas pessoas, inclusive eu, podem se perguntar o que teria de interessante em um museu desse tipo, mas gostei muito do que aprendi e a partir de agora vou dividir com vocês.
O museu, embora esteja estabelecido em um ex presídio e possua esse mesmo nome, não relata apenas fatos pertinentes a esse assunto, mas também toda a história da cidade de Ushuaia. Conta um pouco da história da marinha argentina e suas atividades de grande representação realizadas por aqui, mostra a evolução das espécies marinhas, dos índios e também de uma das maiores empresas de extração de petróleo do mundo que é a empresa argentina Total, porém vou relatar com detalhes apenas os fatos relacionados aos presidiários, já que este é o que foco do museu.
O presídio foi extinto em 1947 e deve toda essa repercussão por se tratar de um presídio de segurança máxima, o que para a época era muito raro. Eram enviados para cá, muitos bandidos considerados perigosos e alguns políticos e pensadores que atrapalham os interesses do governo na época.
Entre os personagem fotografados tem um que matou 8 pessoas, dentre elas, três irmãos e uma cunhada...um cara gente boa, deve ter sido kranio, rssrrsrs!!!!!
Os presos eram obrigados a trabalhar e por isso alguns desenvolviam uma capacidade artística surpreendente, pena que não dá para postar todas as fotos eles produziam peças de carpintaria, pinturas, esculturas, etc...
Tem um pintura feita na parede de uma das celas (tem uma foto postada) que, para o artista representava o “sonho da liberdade”....nela vocês poderão notar que ele tentou representar o mal estar provocado pela prisão, o personagem não tem boca, portanto não tem voz, não direito a fala. O céu do fundo representava o horizonte, que para eles, não existia, ele segura o pássaro o que representa a cela e por fim a vela apagada que significa a falta de esperança para eles.
A maioria dos presos enviados para lá, estava condenado à prisão perpétua e muitos morriam de frio, pois naquela época não existiam os recursos que existem hoje.....não consigo imaginar este lugar sem calefação.
A possibilidade de fuga para eles era praticamente nula, pois as paredes eram feitas de tijolo dobrado e o prédio foi construído sobre uma rocha, o que tornava a construção de túneis praticamente nula. Os únicos presidiários que conseguiram este feito tiveram ajuda externa, como foi o caso de alguns políticos da época.
Adorei ter conhecido o museu do fim mundo...espero que gostem da fotos e do relato.
Cintia
Dicas Importantes para Motociclistas:
Distância percorrida: -
Preço médio da gasolina: -
Quantidade de pedágio: -
Local de hospedagem: Hotel Canal Beagle / www.hotelbeagle.com.br
Coordenadas GPS: Av Maipu 547 – Centro
Preço hospedagem: R$ 280,00 com café da manhã,
Observações importantes sobre a rodovia: O preço da entrada do museu custa R$ 25,00. Os restaurantes possuem uma comida bem diferenciada e também muita mais cara do que nas outras cidades visitadas...preparem-se!!!!
 
 
Sou apaixonada por museus e exposições de todo o tipo. Frequentemente passo pelo Centro do Rio e entro no CCBB, para dar uma olhada nas exposições novas...Fiquei encantada com essas fotos.Cintia, você escreve tão bem que consegui entender tudo e captar a essência do lugar, obrigada por compartilhar com a gente esta experiência fantástica! Grande beijo!
ResponderExcluirMarcinho, quando vi as fotos do museu, lembreu daquela musiquinha que ficamos cantando de brincadeira na viajem ao Chile: Seu funcionário...pã pã pã pã pã na grade...pã pã pã na grade.....
ResponderExcluirFelicidades irmão